A Arte (com letra maiúscula, mesmo!) dos meus alunos...
Ser arte-educador é mais do que ser um professor de arte... EDUCAR com ARTE é educar os sentidos, ir além do que é posto, questionar, responder, pensar...
Durante os anos que trabalhei na E.E.B Samuel Sandrini, várias atividades marcaram a mim e aos meus alunos. Vou tentar trazer, aqui, algums destes projetos/atividades que fizemos nesta escola. Vejam:
- Linha do tempo da História da Arte
Parabéns meus alunos, pela criatividade e desempenho!
- Escultura com jornal (tipo papel machê)
Os alunos de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental fizeram uma escultura de jornal (com jornal amassado, retorcido e coberto de fita crepe e pedaços de jornal), confeccionando um personagem para posterior apresentação de um teatro de bonecos.
A atividade encantou nossos pequenos artistas, que se empolgaram na execução desta tarefa prá lá de "melequenta"!
Depois de pronta a etapa do jornal, cada aluno pintou e decorou sua peça. Olhem só o resultado:
Concentração na decoração das peças |
Alguns bonecos receberam uma estrutura de garrafa pet abaixo do jornal |
...detalhes bem interessantes desses formatos... (mas estes ainda não receberam o acabamento final, apenas a cor) |
Alguns dos personagens da galerinha |
As peças foram expostas numa estante feita, também, pelos alunos da escola (com caixas de papelão sobrepostas, aproveitando as sobras de papel da escola). |
- Desfile Ecológico
Na I Gincana Ecológica, uma das tarefas era confeccionar uma roupa para o Rei e a Rainha da Sucata. A galerinha viajou em ideias super originais e criativas. O resultado está aí:
Olha que gracinha este vestido... tá certo que é de saco de lixo, mas o modelo não está perfect??? |
Estes foram eleitos o Rei e a Rainha da Sucata, e se destacaram no evento... Merecido, não? Parabéns aos artistas que criaram este visual INCRÍVEL!!! |
Esta princesa também estava linda! Este vestido tinha cauda e tudo...e todo feito com filtro de café usado! Trabalhão!!! |
...o desfile "real"... LINDOS! |
Todos os modelos muito bem feitos...incrível! |
...e até a TV local veio registrar este momento... parabéns, alunos! |
- Móbile
Esta atividade foi realizada com os alunos do Ensino Médio (1ª série), ao longo do estudo da Linha do Tempo da História da Arte.
A cada tema estudado (Pré-História, Egito, Arte Greco-Romana), os alunos fizeram um desenho relacionado aos dias atuais, envolvendo, além disso, algumas questões filosóficas e existenciais. Com base nos temas estudados, os desenhos responderam às seguintes perguntas: "O que eu gostaria de aprisionar?"; "O que eu gostaria de eternizar?" e "O que eu gostaria de aperfeiçoar?". Portanto, em cada desenho, uma auto-projeção.
O formato do desenho segue a linha do contorno de um planeta, criado com base num desenho cego, que recebeu um nome aleatório com a escolha de algumas vogais e consoantes. Ao final da atividade, os 4 desenhos foram sobrepostos e dispostos em forma de móbile. Além disso, uma cor foi eleita para ser a base da pintura e dos acabamentos. E aí está o resultado dos meus artistas:
...e o interessante é que dá para ver a personalidade de cada um estampada em seus desenhos... Também o estilo é perceptível nos acabamentos e materiais utilizados... Os desenhos estão maravilhosos, adorei o resultado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário